O ceticismo necessário


"Descobrir a gota ocasional de verdade no meio de um grande oceano de confusão e mistificação requer vigilância, dedicação e coragem. Mas, se não praticarmos esses hábitos rigorosos de pensar, não podemos ter a esperança de solucionar os problemas verdadeiramente sérios com que nos defrontamos - e nos arriscamos a nos tornar uma nação de patetas, um mundo de patetas, prontos para sermos passados para trás pelo primeiro charlatão que cruzar o nosso caminho". (Carl Sagan)

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Do blo0g de Miriam Leitão

Imprensa internacional

WSJ: 'Apagão exige uma explicação mais detalhada'

O tamanho do apagão que deixou metade do Brasil às escuras exige uma explicação mais detalhada do que uma tempestade intensa. É o que diz reportagem do "Wall Street Journal" desta quinta-feira sobre o blecaute da noite de terça-feira.
Segundo o jornal, o blecaute reviveu preocupações sobre a capacidade do país de prover energia capaz de atender ao crescimento da economia.
O repórter John Lyons lembra que o Brasil investiu dezenas de bilhões de dólares para melhorar o sistema de geração e transmissão. Os mecanismos de segurança deveriam portanto ter limitado o rompimento por causa da tempestade.
Veja aqui o reportagem completa (em inglês)




Técnicos divididos sobre nível de fragilidade do sistema

Ouça aqui o comentário na CBN
Tem técnicos mais preocupados achando que existem muitas fragilidades no sistema e outros achando que não, o sistema não é tão frágil assim. Todos concordam que houve falha grande. Mas situação pode piorar. Técnicos alertam sobre a linhas de transmissão das hidrelétricas do Rio Madeira, com linhões de 2 mil quilômetros de extensão, interligados ao sistema aumenta a fragilidade do sistema. É preciso caminhar para a descentralização, com outros tipos de energia.



Enviado por Míriam Leitão -
12.11.2009
|
8h58m
Bom Dia Brasil

Sistemas para prevenir e remediar blecaute falharam

Especialistas e técnicos disseram que o sistema brasileiro tem mecanismos para prevenir que o blecaute se propague e tem mecanismos para remediar, ou seja, fazer com que a energia volte rapidamente. Nada disso funcionou.
O fato é que, segundo a usina de Itaipu, entre o primeiro problema e o segundo, às 22h13, até a hora em que a usina recebeu a informação do Operador Nacional do Sistema (ONS) de que estava 100%, às 5h15, passaram sete horas e dois minutos. Demorou demais. O sistema não funcionou. Não conseguiu prevenir ou remediar rapidamente.
Outro problema é que o governo demorou demais a dar uma explicação, o que mostra falta de coordenação do sistema.
Olhando para o futuro, os técnicos ficam ainda mais assustados. Acham que as hidrelétricas que estão sendo construídas no Rio Madeira, no Amazonas, exigirão linhões de dois mil quilômetros para interligar o sistema. Vai aumentar a vulnerabilidade do sistema.
Para eles, a interligação deveria ser contrabalançada por alguma descentralização com energias alternativas.

Um comentário:

  1. É fato que, passados alguns dias, a grande massa irá esqueçer do assunto, mas, e a oposição? É, acho que a ministra chefe está começando a campanha como pé esquerdo. Pé esquerdo??!! Hei! Dilma! (en)direita isto, pois creio que assim problemas desta (des)ordem (e outras) não acontecerão com tanta frequência.(rsrs)

    ResponderExcluir

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO