O ceticismo necessário


"Descobrir a gota ocasional de verdade no meio de um grande oceano de confusão e mistificação requer vigilância, dedicação e coragem. Mas, se não praticarmos esses hábitos rigorosos de pensar, não podemos ter a esperança de solucionar os problemas verdadeiramente sérios com que nos defrontamos - e nos arriscamos a nos tornar uma nação de patetas, um mundo de patetas, prontos para sermos passados para trás pelo primeiro charlatão que cruzar o nosso caminho". (Carl Sagan)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A Onda

Vivemos em tempos estranhos e difíceis de definir. A queda de toda uma ideologia totalitária infelizmente não refletiu nas formas de dominação, na pacificação mundial e na redução dos níveis de pobreza. Temos ainda regimes como o Irâ e Sudão, e mais próximos Hugo Chaves e sua "revolução bolivariana". Temos as FARCS, visto por alguns políticos como portadora de ideologia mas na verdade um dos maiores cartéis de drogas de todo o mundo. Temos um presidente Americano ganhador do Nobel da Paz que vai enviar mais alguns milhares de soldados ao Afeganistão. Tudo vale e vale tudo. Carregar contradições explicitas já não é tão difícil, já que ninguém mais questiona nada. O que isso tem a ver com o bullyng? Tudo. Não só a violência no ensino médio mas também o tradicional trote universitário vem sendo tipificada por psicólogos, semiologos, sociólogos como uma formação protofacista ( Eco, 1995)na medida em que grupos visam humilhar os supostamente mais fracos. Em tempos onde nossos lideres já não possuem nenhum pudor e tudo é permitido os jovens procuram a proteção de grupos onde possam se identificar. Do cínico eu não sabia a afirmação da inexistência do mesalão, vemos cair as barreiras morais que tornavam mais estáveis nossa vida em comunidade. Sem freios sociais e as amarras impostas pela vida comunitária e pelo exemplo de nossos lideres vemos o jovem tornar-se presa fácil de grupos para poder sentir que faz parte de algo maior que ele, de encontrar alguma estabilidade onde "tudo que é solido desmancha-se no ar" (frase de Marx, no manifesto comunista). Mas, reconher o problema e mostrar suas causas não são resolver os mesmos. O que fazer?Mais aulas? Palestras? Leis e punições mais severas? Será que apenas de forma legalista podemos impedir as novas gerações a evitar essas práticas? Apesar de saber que a formação de leis é imprescindível, pois elas norteiam e balizam nossas vidas creio que importante também seria a formação de uma consciência critica dos alunos. A formação de grupos de discussão que levasse o debate para dentro das classes, não impondo suas opiniões, mas fazendo com que os jovens pensassem de forma critica, por si mesmo e sem a mediação de lideres e iluminados quebraria esse circulo vicioso dos grupos, irmandades e coisas afins. Citando textualmente um artigo do blog espaço acadêmico; "O conhecimento científico, a informação e a tecnologia são insuficientes para melhorar o ser humano. É preciso desenvolver uma nova educação que encare o mundo complexo e promova, além da pesquisa que aspira o conhecimento novo, também uma sabedoria prática para se viver a vida pessoal e coletiva em tempos tão sombrios."


Não por acaso o artigo fala sobre o filme "A Onda" (que todos deveriam assistir antes de ver "lula, o filho do Brasil").


Baseados em fatos reais o filme conta a história de um professor que decide fazer um experimento com os alunos; cria um movimento, cria um símbolo, exorta a disciplina, fazendo valer seu "poder e superioridade". Seus alunos reproduzem o comportamento, obedecendo cegamente e fazem do com que os relutantes convivam com ameaças de expulsão do grupo. Embora o filme seja uma metáfora do surgimento do nazi-facismo e o poder e atração dos rituais ele conscientiza sobre o poder doutrinário dos movimentos ideológicos, políticos ou religiosos e o uso de slogans, palavras de ordem e a adoração a um "grande líder". Alias, Creio que o filme deveria ser passado em todas as escolas. Le serviria muito bem para balizar o debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO